16/06/2016

Dinâmica de Grupo ou Dinâmica do Fósforo

Uma dinâmica de grupo quando bem planejada e executada favorece o entrosamento dos participantes e ajuda a quebrar o gelo do primeiro dia de aula, quando talvez nem todos se conheçam.

Uma de minhas preferidas é a Dinâmica do Fósforo porque pode ser usada mesmo quando o grupo já se conhece. Também porque ela leva a uma reflexão. Então, vamos "brincar"?



Quantas pessoas? O ideal é um grupo em torno 25 participantes, mas já fiz com grupos bem maiores já que ninguém deve ficar de fora.

Material necessário: 1 caixa de fósforos, ou 2 se seu grupo for acima de 40 pessoas. Procure usar palitos de qualidade, que não se apaguem rapidamente.

Objetivo: Pode servir para se apresentar ou quando a turma precisa refletir sobre as atitudes em relação ao curso. Está usando seu tempo da melhor maneira?

Como fazer? Todos os participantes formam um círculo. O professor, ou mediador da dinâmica, explica que cada um vai receber a caixa e deverá riscar um fósforo. Enquanto a chama estiver acesa ele deve se apresentar e falar sobre si. Pode falar onde mora, se é solteiro ou casado, em que trabalha... Ninguém é obrigado a falar, mas também não é permitido apagar o fósforo de propósito. Deve queimar até se apagar naturalmente. Se o participante ficar calado outros podem ajudar fazendo perguntas.

Pode ocorrer várias situações diferentes. Acontece do fósforo  se apagar antes mesmo do participante dizer seu nome. Acontece do aluno está no meio de uma ideia e o fósforo apagar sem que ele possa concluir. Em alguns casos a pessoa não quer falar mais e o fósforo persiste em queimar até o fim. Tive uma aluna que não queria falar mais, daí ela sacudia o fósforo na intenção de apagá-lo e isso o deixava ainda mais aceso!!!



Quando a caixa voltar para o mediador, ele deve ouvir o grupo. O que acharam? Gostaram? Alguém gostaria de ter tido mais tempo? Alguém quis que seu fósforo se apagasse antes do que aconteceu? O que sentiram em cada caso? Com que acham que podemos comparar a chama acesa? Espere para ver a resposta do grupo e então conclua. Acham que podemos comparar o fósforo aceso ao nosso tempo de vida? Alguém do grupo pode ver essa similaridade? Espere a resposta.

Pois é, a vida é assim. Muitos gostariam de ter mais tempo. Alguns não a usam da melhor maneira. Outras precisam de ajuda. Seja como for, uma vez que se apaga, não há mais nada que se possa fazer.

Ajude seu grupo a refletir: Estão usando a vida da maneira como gostariam? Dependendo das reações deixo que alguns se expressem ou que apenas pensem no assunto. E quanto ao curso que estão fazendo? Estão aproveitando como deveriam? Todos devem lembrar que uma hora vai passar, por isso é sábio avaliar nossa postura para fazermos nosso melhor.

Se tiver tempo disponível e quiser incrementar ainda mais, cante ou deixe que o grupo reflita ao som da música Como Uma Onda, de Lulu Santos.



As reações podem variar bastante de um grupo para outro, mas sempre tive bons resultados com essa dinâmica. Por isso vim partilhar com vocês.

Sucesso e que sua chama brilhe muito!

Um comentário:

Estou curiosa pra saber sua opinião sobre o assunto.
Deixe um comentário!