12/05/2016

Dicas Para Lidar Com Cadeirantes

As circunstâncias que envolvem uma pessoa que usa cadeira de rodas podem variar bastante. Pode ser uma situação permanente ou passageira. Podem ser mais ou menos dependentes. De qualquer modo, há algumas dicas gerais que, aliadas ao bom senso, podem facilitar nosso convívio com o cadeirante.

1- Não tenha receio de se referir a quem usa cadeira de rodas como cadeirante. Este termo descreve uma necessidade da pessoa em questão. Mas, é claro, não substitui seu nome ou lhe define por completo. Evite termos depreciativos com aleijado ou incapaz.

2-A cadeira de rodas é uma extensão do corpo do cadeirante. Portanto, evite apoiar-se sobre ela.

3- Se a conversa com o cadeirante for demorar um pouco, procure se sentar para ficar na mesma altura. Isso evitará que ele fique com o pescoço doendo.

4-Não há problemas em usar expressões como "Vamos caminhar" ou "Vamos dar uma volta".

5-Não mova a cadeira sem avisar. E, antes de conduzir a pessoa, informe sobre a onde vai.

6-Pergunte se pode ajudar e como. A ajuda talvez não seja necessária em algumas situações ou pode não ser da forma como estamos pensando.


7-Conduzir alguém na cadeira de rodas requer cuidado. Certifique-se de que pode fazê-lo com segurança. Por exemplo, algumas rampas não tem a inclinação apropriada e, por isso, é mais seguro descer de ré.


8-Se não se sente apto para ajudar é melhor avisar. Apenas diga que não está em condições. É melhor do se complicar.

9-Por mais óbvio que pareça, ainda é necessário lembrar: Não ocupe vagas destinadas às pessoas com deficiência. Não obstrua passagens. Ao parar seu veículo, certifique-se de não estar impedindo o acesso a uma rampa.

Informação faz a diferença e elimina preconceitos. A vida sobre uma cadeira de rodas já tem seus desafios, não seja mais um.

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou curiosa pra saber sua opinião sobre o assunto.
Deixe um comentário!